Pedir favores é acorrentar-se aos outros



Quando as pessoas se dispõem a fazer algo para você ou para seus filhos, tome cuidado! Hoje quem te ajuda, amanhã pode lhe cobrar com juros altos! É extremamente difícil distinguir pessoas mesquinhas, que são a grande maioria, de pessoas de bom coração. As mesquinhas podem lhe oferecer o céu para amanhã tornar a sua vida um inferno. As pessoas de bom coração, essas você só as distingue após muito, muito tempo de convívio. Essas jamais reclamam o que você lhes supostamente deve; essas pessoas fazem tudo de boa vontade, sem má intenção, sem julgamento e sem cobranças. Os olhos dessas pessoas, diferentes das pessoas do mal,  transmitem paz, transmitem conforto; as pessoas do mal olham para você com ódio, com inveja e com ardor...

Os mesquinhos estão sempre a procura de um ponto fraco seu para poder lhe azucrinar. Os mesquinhos estão sempre com suas línguas afiadas para lhe dar punhaladas. Mesquinhos sentem prazer e vê-lo na pior situação possível. As pessoas do mal estão sempre em alerta, à caça de qualquer oportunidade que possa fazer você se sentir inferiorizado, cabisbaixo, incapaz.

Mas felizmente a vida nos coloca alguns poucos anjos em nossos caminhos, e é neles que devemos nos apoiar, é eles quem devemos apoiar. Trocar boas ações, e entender que  o restante do mundo pode estar contra você, mas é só você quem deve ignorar e entender que jamais nos livramos da maldição dos homens mesquinhos.

Comentários