Preciso aprender a sorrir

Vejam só, caros amigos e inimigos. estou numa dúvida cruel, fútil, mas que vem me torturando todos os dias, a cada segundo: Por que não consigo sorrir? Tenho reparado fotos minhas antigas, desde pequena até as mais recentes e percebo que nunca saio sorrindo em nenhuma delas. Esta dúvida levantou-se devido ao fato de que eu retirei meu aparelho há poucos dias e tentei tirar uma foto sorrindo - resultado o sorriso saiu forçado, obviamente. Após ter visto a foto por algumas vezes comecei a indagar o fato: Será que não aprendi a sorrir pois meu pai é também carrancudo (vejo as fotos dele e percebo o mesmo tom sombrio), ou será que nunca aprendi a sorrir porque tinha complexo dos meus dentes tortos? (embora minhas fotos da infância também sejam sem o tal sorriso). Enfim, algumas pessoas parecem nascer amargas. algo genético (tenho histórico de casos estranhos em ambos os lados da família) ou algo socialmente aprendido? (se por acaso tivesse crescido em outra família, uma família mais "alegre", talvez italiana, seria eu mais susceptível ao sorriso?)

Enfim, não quero deixar-lhes a impressão de que sou um ser amorfo, sem reação de sentimento nenhum. é claro que dou muitas risadas aqui em casa, sozinha, ao ler besteiras no computador (geralmente um sorriso mais sarcástico e irônico que inocente)... Sim, eu sorrio para as pessoas quando elas sorriem para mim, mas não consigo sustentar meus lábios para cima por muito tempo, geralmente alguns segundos bastam para retribuir... mas não sou de rir de qualquer coisa, de piadas que contam no trabalho, por exemplo, muitas não vejo graça alguma, até me sinto uma estranha no ninho. Uma vez, na casa de um casal amigo, estávamos reunidos na sala num domingo, a televisão ligada passando aquelas vídeo-cassetadas. Não vejo a menor graça naquilo, desculpem-me os amantes do faustão... poxa, será que sou anormal?? rsrsrsrrsrsrs (riso forçado)


Olhem uma das fotos, essa é a que menos parece forçado, mas um bom observador reconhecerá logo o embuste.

Comentários